09/06/2021 às 19h29min - Atualizada em 09/06/2021 às 19h29min

Estação Cultural da Fundação Romi está com inscrições para oficina Hortas Criativas

Divulgação

Há um ano, as pessoas estão vivendo em distanciamento social, e passaram a ficar mais em casa. Os lares foram adaptados para sala de aula e escritório de trabalho, com o home office, e isso acabou por transformar o olhar para seus lares, tentando desta forma trazer mais conforto e tranquilidade para dentro de casa. Com isso, a Estação Cultural da Fundação Romi realizará, durante dois encontros, nos dias 15 e 22 de junho, das 09 às 11 horas, oficina Hortas Criativas.



A atividade é gratuita, e os interessados em participar devem comparecer pessoalmente à administração do espaço plural e multicultural para realizar inscrição da inscrição, até o dia 11 de junho, e terem a partir de 16 anos. São 20 vagas, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19 com distanciamento, álcool em gel, obrigatório uso de máscara, aferição de temperatura para entrar no local e atendendo menos de 40% da capacidade, como indica o Plano são Paulo.  Caso haja alguma mudança, de acordo com o Plano São Paulo, a proposta será reagendada. 

A horta vertical, ou horta suspensa, é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente e serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros. "Esta oficina visa capacitar jardineiros, profissionais da área e pessoas interessadas no assunto a montarem hortas e jardins em espaços reduzidos a fim de proporcionar bem estar, oferecendo um produto diferencial sem grandes gastos para as partes envolvidas", explica a oficineira Maria Lia, responsável pela execução da oficina e engenheira agrônomo.

A oficina Hortas Criativas possibilita as pessoas ter jardim particular em casa, e que, além de produzir seus próprios alimentos e temperos fresquinhos, torna o ambiente mais alegre e bonito. É indicada para quem tem pouco espaço disponível para cultivo, seja em casas ou apartamentos, além de trazer muitos benefícios, como uma maneira de tirar um tempo do dia a dia corrido para relaxar, refletir e deixar o stress de lado com a prática. "Desta forma a busca por reformas simples, a introdução de plantas no convívio doméstico antes muitas vezes deixado de lado pela correria do dia-dia, teve um aumento expressivo. Assim, varandas e pequenas áreas ganham mais verde e formam mini jardins repletos de charme", finaliza Maria Lia.

Esta oficina faz parte do projeto ESTAÇÃO CRIATIVA, selecionada no EDITAL PROAC EXPRESSO Lei Aldir Blanc Nº 60/2020 – EIXO DE PREMIAÇÃO, MOSTRAS, FESTIVAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, pela cota INTERIOR, apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  "Fomos premiados no edital, e começaremos a executar as oficinas culturais que estão previstas no projeto", explica a assistente cultural da Estação Cultural Natália Fernandes Rocha.

A inscrição deve ser realizada diretamente na sede administrativa até o dia 11 de junho de 2021.  O atendimento da Estação Cultural da Fundação Romi é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h e sábados das 08h às 12h. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d´Oeste.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »