05/06/2021 às 10h55min - Atualizada em 07/06/2021 às 16h55min

Tivoli Shopping investe em práticas sustentáveis

Divulgação

Com forte senso de responsabilidade ambiental, o Tivoli Shopping tem investido em iniciativas voltadas para a sustentabilidade. Neste ano, o empreendimento celebra o 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, colhendo bons resultados de seu programa focado no descarte ecologicamente correto de resíduos. 

 

Buscando atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e contribuir com a preservação do meio ambiente, o shopping tem feito de maneira eficiente a coleta seletiva e, dessa forma, todos os materiais recicláveis são separados do lixo orgânico, sendo este último posteriormente enviado ao aterro sanitário. 

 

Nos últimos meses, o Tivoli Shopping encaminhou cerca de 2,6 toneladas de resíduos para reciclagem mensalmente. Esse valor corresponde a 37% do total de resíduos gerados no empreendimento. 

 

Além disso, em janeiro deste ano, o Tivoli também implantou uma composteira no shopping, que transforma material orgânico em húmus, e assim gera 'in loco' condicionador de solo, utilizado como adubo de alta qualidade para as plantas e árvores existentes no empreendimento. 

 

A reciclagem do óleo comestível é outra iniciativa ecológica do Tivoli. Mensalmente, o shopping coleta 100% dos óleos utilizados nos estabelecimentos da Praça de Alimentação para envio à empresa recicladora, onde o óleo recebe o devido tratamento e destinação ambientalmente correta. 

 

São destinados cerca de 300 litros de óleo usado por mês pelo empreendimento, contribuindo desta maneira para evitar a poluição de rios e córregos e ainda o entupimento das redes de esgoto locais. 

 

Segundo o gerente geral do Tivoli Shopping, Gustavo Salvagnini, o empreendimento está empenhado em buscar melhorias da gestão e de processos sustentáveis para conquistar índices cada vez maiores de reciclagem e destinação correta de resíduos e assim reduzir o máximo possível os impactos ambientais de suas operações. 

 

"O investimento em ações sustentáveis é uma forma de contribuirmos para a melhoria da qualidade de vida da comunidade com foco na preservação do meio ambiente. Além disso, com essas práticas de sustentabilidade, também buscamos despertar a consciência ambiental entre nossos colaboradores, lojistas e clientes. É o agir localmente, pensando globalmente", comenta Salvagnini. 

 

Para o sucesso do programa, o Tivoli promove frequentes treinamentos com seus colaboradores e também com os lojistas, com o objetivo de reforçar os procedimentos de descarte correto dos resíduos e para a conscientização das pessoas com relação à importância das boas práticas ambientais. 

 

Ainda dentro de suas políticas sustentáveis, o Tivoli Shopping dispõe de bicicletários para atender o público, cada vez mais frequente, que faz uso de bicicletas como meio de transporte. Localizados nas duas entradas do shopping -  pela Avenida Santa Bárbara e pelo bairro Mollon - os bicicletários contam com cerca de 20 vagas cada e ficam disponíveis para uso de forma gratuita. 

 

Os espaços, que são facilitadores para a rotina dos ciclistas, possuem paraciclos ergonômicos para as bikes ficarem estacionadas, mas as travas de segurança ou cadeados são de responsabilidade dos usuários.  

 

 

Projeto 'Tampinha Solidária' 

Desde 2019, o Tivoli Shopping também é ponto de coleta do projeto 'Tampinha Solidária', da Instituição Fraternal Terapêutica Olguinha. Trata-se de um programa de educação socioambiental que tem como objetivo arrecadar fundos para os projetos da entidade, além de contribuir com o meio ambiente, tirando de circulação as tampinhas plásticas e promovendo o descarte correto das mesmas, e movimentando a sociedade local em prol da causa. 

 

Podem ser doadas quaisquer tipos de tampas plásticas que não tenham nenhum outro material em sua composição, sejam elas de refrigerante, água, leite, suco, ou qualquer outro produto alimentício, produtos de limpeza, produtos de higiene ou mesmo de medicamentos. 

 

As tampinhas de plástico coletadas servem como moeda de troca para a Instituição Olguinha, que vende o material para recicladores e assim obtém recursos para a manutenção da entidade e a realização de seus projetos.  

 

De acordo com Carla Belizario Ribeiro, voluntária terapêutica, já foram coletados no shopping cerca de 150kg de tampinhas nessa ação. "Essa arrecadação de tampinhas significa muito para nós porque ela se transforma em recursos para que possamos tocar o projeto. Com a pandemia, houve um grande aumento no número de pessoas procurando atendimento, e todos os nossos atendimentos são prestados de forma gratuita à população, portanto é ainda mais importante agora essa arrecadação", conta. "Pedimos para quem puder, que continue fazendo sua contribuição. Vale destacar que essa ação é duplamente benéfica: além de estarem contribuindo para uma ação sustentável, estarão colaborando com uma ação social", acrescenta Carla. 

 

No Tivoli Shopping, as tampinhas podem ser depositadas no coletor que está localizado na Praça de Alimentação, no bandejeiro próximo à Pizza Hut, no horário de funcionamento do shopping. 

   


Notícias Relacionadas »
Comentários »