27/05/2021 às 11h49min - Atualizada em 27/05/2021 às 11h49min

Vereadores de Americana devem votar projeto que proíbe rojões e fogos

Redação
Reprodução

Os vereadores de Americana devem votar nesta quinta-feira (27), durante sessão ordinária, o projeto de lei que proíbe a soltura de fogos de artifício, bombas e outros artefatos pirotécnicos que provoquem barulho. 

 

 

De autoria do vereador Marcos Caetano (PL), o projeto prevê multa de R$ 1.000,00 para quem descumprir a lei. 

 

A proibição vale para recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados que estejam situados em Americana. Vale lembrar que os fogos de vista, que produzem efeitos visuais sem barulho, continuarão permitidos.

 

De acordo com o vereador, o projeto visa o bem-estar de idosos, doentes, bebês, crianças e animais que sofrem com os estouros e estampidos. 

 

“A saber, os animais, principalmente os cães, gatos e aves têm o aparelho auditivo, por deveras, sensível, de maneira que ficam estressados e chegam a se mutilar ou se acidentar na ânsia de fugir de tais ruídos. O barulho estrondoso dos fogos de artifícios também afeta de forma negativa às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por conta da hipersensibilidade de sua audição. Crises de choro, momentos de medo, irritabilidade e outras reações imprevisíveis tornam necessários o uso de métodos para prevenir e amenizar os efeitos dos fogos. Portanto, para grande parte das crianças, autistas, idosos e animais, o barulho traz muita agitação, incômodos e ansiedade”, justificou o autor.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »