22/05/2021 às 09h59min - Atualizada em 22/05/2021 às 09h59min

Câmara faz repasse para prefeitura comprar 20 mil testes rápidos de Covid

O presidente da Câmara Municipal de Americana, Thiago Martins (PV), anunciou nesta quinta-feira (21) um repasse de aproximadamente R$ 750 mil à prefeitura para a compra de 20 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. O ato ocorreu no Paço Municipal e contou também com a presença de vereadores, do prefeito Chico Sardelli (PV) e do vice-prefeito Odir Demarchi (PL).

 

 

Os recursos para aquisição são provenientes da economia gerada pela atual gestão no orçamento do legislativo. Os testes estão cotados no valor aproximado de R$750 mil e já se encontram em fase de negociação para compra. A expectativa é que sejam entregues até a semana que vem.

De acordo com Martins, os testes rápidos vão agilizar o diagnóstico e descentralizar o atendimento, que hoje é feito somente no hospital municipal e passará a ser realizado também na Praia Azul, Mathiensen, Zanaga e Parque Gramado.

 

Segundo o chefe do Legislativo, a testagem em massa vai auxiliar a diminuir a subnotificação da doença e o número de infectados em Americana. “Estamos acompanhando várias cidades, tanto no estado de São Paulo como em outros, que realizaram os testes rápidos em massa e conseguiram reduzir drasticamente não só o número de infectados como também a necessidade de utilização de leitos hospitalares, já que identificam as pessoas contaminadas pelo vírus ainda no início do período de transmissão e conseguem realizar o isolamento e tratamento imediato”, comentou.  

 

Martins reforçou ainda o pedido que fez por meio de uma moção de apelo solicitando ajuda para deputados federais e estaduais e representantes de associações comerciais e industriais para a aquisição de testes rápidos para serem usados na rede pública municipal. "Temos buscado fazer a nossa parte com ações que contribuam para que a cidade de Americana possa superar esse momento difícil, mas toda ajuda é bem vinda e acredito que a união é fundamental para mudar o cenário delicado que vivemos”, concluiu.  


Notícias Relacionadas »
Comentários »