29/04/2021 às 17h15min - Atualizada em 29/04/2021 às 17h15min

Lojas de Americana e S.Bárbara não poderão abrir no sábado

Lojas do shopping são exceção; lojistas de Sumaré poderão abrir mediante assinatura de acordo

Amanda Sabino
João Teixeira
O comércio da região central de Americana e Santa Bárbara d'Oeste não deve abrir no próximo sábado (1º), feriado do Dia do Trabalho. 



A uma semana do Dia das Mães, uma das datas de maior movimento do comércio, a Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA) e Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d'Oeste (Acisb) dizem que os lojistas não poderão trabalhar no feriado.

Por outro lado, o comércio de Sumaré poderá abrir, de acordo com informação da Associação Comercial de Sumaré (ACIAS). 

"Apesar do feriado de 1º de maio, os comerciantes de Sumaré poderão abrir suas lojas no próximo sábado desde que assinem um acordo junto ao Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Sumaré e Hortolândia). A autorização especial para o funcionamento no próximo sábado foi conquistada pela Acias, após uma reunião com o Sincomerciários. O sindicato entendeu o impacto causado pela pandemia e concordou, excepcionalmente, com abertura neste feriado. Para obter a autorização de funcionamento no feriado, os comerciantes precisam assinar o acordo, diretamente no sindicato, até as 14h desta quinta-feira, 29/04. O documento estabelece uma série de normas, entre elas, o pagamento do adicional de 100% das horas trabalhadas", informou a entidade.

Em nota, a ACIA informou que a data é um feriado nacional que deverá ser cumprido normalmente. 

"A ACIA esclarece que o próximo sábado, 1º de maio, Dia do Trabalhador, é considerado feriado nacional. Esta data não foi antecipada, portanto deverá ser cumprida normalmente. A entidade reforça, ainda, que até o momento nenhum feriado de 2021 foi antecipado pelo Governo, portanto, todos devem ser cumpridos conforme legislação, exceto se houver alguma notificação posterior. A ACIA lembra o trabalho no feriado de 1º de maio para o varejo em geral não está permitido. Somente serviços essenciais poderão atender com a presença de funcionários, desde que cumpridas as exigências legais vigentes na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) de cada segmento".

A Acisb, por meio de sua assessoria de imprensa, também informou que "as lojas estarão fechadas seguindo o calendário do comercio".

Exceção para lojas do shopping
A regra, contudo, não se aplica para as lojas do Tivoli Shopping. De acordo com o Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste (Sincomercio), o acordo que permite o funcionamento das lojas do shopping no feriado foi firmado entre Sincomercio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Bárbara d’Oeste (SEC).

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »