Nesta terça-feira (9), durante sessão ordinária, os vereadores barbarenses aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 27/2021, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico, ministrados por profissional de Educação Física, como serviço essencial para a população.
De autoria do vereador Bachin Jr. (MDB), o projeto pretende reconhecer como essenciais para a população barbarense a prática de atividade física e de exercícios físicos, ministrados por profissional de educação física na saúde, em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade ou fora deles, em espaços apropriados.
“A crise que assolou o município, decorrente da pandemia COVID-19 e o consequente isolamento social decretado, evidenciou a necessidade de definições do que é essencial à sobrevivência dos munícipes não só em termos de serviços, mas também de atividades e práticas que contribuem para a saúde física, emocional e espiritual”, argumenta o vereador.
Outro trecho do projeto cita que “a prática periódica de atividades físicas e exercícios ao ar livre, respeitadas as recomendações sanitárias, de higiene e convívio social pelas autoridades, são estimuladas tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pelo Ministério de Saúde, basicamente porque o bom condicionamento físico está diretamente associado a melhor ativação do sistema imunológico em seres humanos”.
O projeto segue agora para sanção do prefeito Rafael Piovezan.