25/02/2021 às 15h38min - Atualizada em 25/02/2021 às 15h38min

Descarte irregular de casos de vidro deixa coletor de lixo ferido em Nova Odessa

Divulgação

Sacolas amarradas de forma irregular, pedaços de vidro soltos, latas com fio cortante sem nenhuma proteção. A falta de conscientização de alguns fez com que, só em 2020, seis garis de Nova Odessa fossem afastados das atividades devido a ferimentos causados por objetos cortantes durante o ato de coleta. Nesta semana, a Coden Ambiental registrou mais um acidente envolvendo descarte irregular de vidro. O gari, da empresa Pass Ambiental, teve corte profundo na perna e passou por acompanhamento médico, foi medicado e afastado por 8 dias.


 

Durante a jornada de trabalho, para aumentar a segurança dos garis, são disponibilizados pela empresa uniformes com a devida sinalização e identificação, além de todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, como botas e luvas. Mas sempre isso é o suficiente.
 

"O número de acidentes poderia ser 10 vezes maior se não fosse o cuidado com que os coletores trabalham em nossa cidade. O acondicionamento irregular do lixo residencial, com objetos perfurocortantes, é um problema recorrente. Nas sacolas, é possível encontrar garrafas e vidros quebrados, materiais de medicação sem proteção (como agulhas), pregos, espetinhos de madeira, entre outros objetos que podem representar risco na hora da coleta, pois a sacola pode se romper quando é apanhada pelo gari e o material perfurocortante causar um acidente, machucando ou até colocando a vida do profissional em risco", explicou o diretor técnico da Coden Ambiental, o engenheiro Rean Gustavo Sobrinho.
 

Por conta desse problema, que vem se tornando recorrente, a Prefeitura de Nova Odessa e a Coden Ambiental fazem um alerta para que a população embale seu lixo corretamente e projeta os coletores de lixo. Vale lembrar que o gari trabalha para manter a cidade limpa e para garantir mais qualidade de vida para todos. Por isso, é necessário tomar medidas preventivas ao descartar vidros quebrados, latas, pregos, arames e outros materiais cortantes.
 

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, pediu o apoio da população para que o descarte de materiais cortantes seja realizado sempre de forma correta, protegendo os trabalhadores. "Casos de acidente com materiais cortantes já não deveriam mais existir. Mas, com a compreensão e colaboração de todos, todos nós temos que contribuir e muito com o trabalho dos coletores de lixo. Por isso, peço o apoio da população para que juntos possamos proteger os profissionais que nos ajudam a manter a cidade limpa", declarou o prefeito.
 

A Coden Ambiental, que é responsável pela operação do sistema no município, reforça que não é permitido o depósito de lixo em calçadas, ruas e canteiros de avenidas. A infração está sujeita a multas que variam de R$ 500 a R$ 5 mil, conforme estabelecido na lei municipal 2.883/2014, que disciplina a limpeza e a conservação de áreas públicas e particulares.
 

Já lâmpadas fluorescentes devem ser descartadas no ponto de coleta da empresa Reciclus instalado no Supermercado São Vicente, na esquina das avenidas Ampelio Gazzetta e Eddy de Freitas Crissiúma.


Confira as dicas para fazer o descarte correto de materiais cortantes:
 

– Coloque-os em jornais e/ou papelão e, em seguida, enrole-os.

– Descarte dentro de caixas tipo longa vida e/ou garrafas pets.

– No caso de latas, dobre a tampa para dentro.

– Se possível, identifique as sacolas onde há materiais cortantes.

– Lâmpadas e seringas não podem ser descartadas na coleta de resíduos domiciliar.

 

FAÇA O DESCARTE CORRETO:


LÂMPADAS FLUORESCENTES

Reciclus/São Vicente

Avenida Ampelio Gazzetta, nº 2.799

 

RECICLÁVEIS

LEVs (Locais de Entrega Voluntária)

Parque Ecológico Isidoro Bordon (Rua João Bolzan, nº 110 – Mathilde Berzin)

Coopersonhos (telefone 3476-5506)

 

LIXO COMUM

Lixeiras domésticas individuais ou coletivas (condomínios) e contêineres de coleta espalhados pela cidade

 

RESTOS DE CONSTRUÇÃO, MÓVEIS, ELETRODOMÉSTICOS, MADEIRA, GALHOS

Ecopontos

- Monte das Oliveiras – Rua Vilhelms Rosenbergs, s/nº

- Residencial Triunfo – Rua Frederico Hansen, nº 22

 

ANIMAIS MORTOS

Setor de Zoonoses

Telefone: (19) 3466-3972


Notícias Relacionadas »
Comentários »