06/10/2020 às 22h00min - Atualizada em 06/10/2020 às 22h00min

Professores do Ensino Superior desafiam carreira em novo momento da vida profissional

Corpo docente das faculdades também vive uma nova fase no processo de ensino

Divulgação
A sala de aula e os conteúdos apresentados presencialmente não estão mais na lista de presença dos professores do Ensino Superior há mais de 150 dias. A pandemia da Covid-19 adiantou um processo de mudança para um mundo mais on-line na educação. Assim como em outros setores da economia, no Ensino Superior as mudanças foram bruscas.


Com a pandemia, uma das profissões que mais sofre no processo de ensino é a de professor. O giz, a caneta, a lousa deram espaço para o mouse, teclado, microfones e aplicativos de reunião on-line, além das plataformas institucionais.

Na Faculdade de Americana esta situação não foi diferente. Uma das primeiras Instituições de Ensino Superior a inserir as aulas de maneira on-line, através da plataforma Google Meet, os professores aos poucos foram mudando seu modo de aula para atrair a atenção do aluno em um mundo digital.

Para a professora de Administração da FAM, Caroline Belomo, a adaptação dos materiais foi um dos desafios impostos pela mudança repentina de método. “A dinamização das aulas e a preparação dos materiais tiveram que ser adaptados de modo que pudéssemos atender a demanda de aprendizagem dos alunos, uma vez que eles teriam que adquirir ainda mais autonomia frente ao desempenho nos estudos”, disse.

Joseane Nobre, professora do curso de Nutrição, garimpou na internet novas ferramentas para levar o aluno a interagir nas aulas online. “ É muito relativo, tenho turmas muito participativas, que estou usando uma metodologia de discussão, chama-se Portifólio reflexivo, que os faz participar ainda mais, já que é necessário refletir sobre os diversos aspectos trabalhados na disciplina e opinar a respeito. Em outras, utilizo ferramentas como Jamboard, é quadro branco bem legal, os alunos podem ajudar na construção das aulas e ao final é só imprimir como pdf, também o mapa mental interativo, padlet, eles adoram esse recurso”, disse.

Já para Andrea Mirandola, tutora do EAD FAM, o trabalho em disciplinas semipresenciais ou ensino a distância, já é uma realidade em sua vida e lembra que o processo de aprendizagem e ensino sempre passou por mudanças. A busca por um método hibrido, que alia presencial e digital é algo que chegou para ficar no mundo educacional.

“Espero que possamos perceber - com tudo isso que estamos vivendo - que a educação não pode ser um modelo fixo. Que o conhecimento da realidade é que vai determinar o tipo de tendência pedagógica a ser utilizada. Penso que é imperdoável a escola continuar a ensinar da mesma forma de antes. Essa mistura é fundamental!”, comentou Mirandola.

Mas nem tudo funciona da maneira sonhada por qualquer professor. As vezes uma simples resposta em áudio ou pelo chat para assinar a presença na aula mostra, alumas vezes, uma falta de respeito com o profissional do outro lado da tela. A carga de trabalho também mudou, afinal tudo agora é digital, o que era comum resolver em um intervalo, agora deu lugar ao e-mail ou mensagens por diversos canais online.

Para o futuro, o ensino hibrido deverá ter seu lugar cativo no cotidiano de professores e alunos. Acreditamos que o ensino com a participação ativa das ferramentas disponíveis neste mundo online serão usadas com maior frequência devido a tudo isso que estamos enfrentando com a pandemia. Professores e Alunos devem estar juntos para o bom andamento do aula com professores ligados em novidades e alunos com maior autonomia na frente do computador. A cada dia nos aperfeiçoando para também oferecer o melhor conteúdo, uma aula mais dinâmica e um processo de aprendizado ainda mais participativo”, disse Eryvelton Baldin, gerente comercial e Marketing e Coordenador do EAD FAM.

Em homenagem ao grupo de professores da Faculdade de Americana, a FAM decidiu homenagear seus professores com um outdoor em Americana com fotos dos docentes em momento de aula. A campanha mostra que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, os professores estão online pelos alunos e por saber que a sua função é ensinar seja presencialmente ou um pouco mais distante, divididos por uma tela de computador, mas sabendo que o conteúdo está sendo apresentado com vontade para sua sala, agora digital, mas que em breve retornará presencialmente, mas cheia de parcerias com as facilidades que a internet nos oferece.

Notícias Relacionadas »
Comentários »