26/08/2020 às 10h11min - Atualizada em 26/08/2020 às 10h11min

Jovem piloto de Americana estreia na Fórmula Vee

Carlos Piagentini, de 19 anos, se destacou em provas de kart em Nova Odessa e Paulínia. Primeira prova na FVee será sábado, em Piracicaba

Divulgação

Uma jovem promessa do automobilismo de Americana fará a sua estreia na Fórmula Vee. Aos 19 anos, Carlos Piagentini compete pela primeira vez na categoria na abertura da Copa ECPA F/Promo Racing de FVee, neste sábado (29/8), em Piracicaba.
 


Piagentini inicia assim sua carreira nas pistas. Ele se destacou desde o ano passado em provas de kart disputadas em Nova Odessa e em Paulínia, onde conquistou vitórias e títulos.

"O automobilismo é minha grande paixão e agora tenho a oportunidade de competir numa categoria tradicional e que serviu de escola para vários pilotos", afirma o garoto, que nasceu e mora em Americana.

A Fórmula Vee é reconhecida como a categoria mais tradicional do país na formação de pilotos. É disputada desde 1967 e revelou nomes como Emerson e Wilson Fittipaldi Júnior, José Carlos Pace e Nelson Piquet (que disputou a Super-V, uma evolução da FVee nos anos 1970).

No ano passado, outro jovem piloto, João Pedro Maia, de 14 anos, de Campinas, ficou com o título da Copa ECPA e também do Campeonato Paulista, em Interlagos.

"A FVee oferece esta grande oportunidade para quem está começando, como é o meu caso. E espero aprender muito para seguir em frente na carreira", afirma Carlos Piagentini. Wilson Fittipaldi, que foi um dos criadores da categoria no Brasil, hoje é consultor técnico e instrutor de jovens pilotos. "Será uma honra ter o Wilsinho ao meu lado neste início", diz.

Piagentini participou no início de agosto de um treino em Interlagos. "Foi ótimo conhecer o carro e também o autódromo. Sem dúvida será o meu próximo passo após a competição em Piracicaba", afirmou.

Prova tradicional
A Copa ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) é uma das mais tradicionais da FVee, que oferece oportunidade a pilotos de todas as idades e também para iniciantes.

As corridas deveriam ter começado em março, mas foram suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora, a competição será iniciada seguindo os protocolos de segurança definidos para provas de automobilismo em todo o país.

Não haverá presença de público. Pilotos e equipe técnica deverão seguir medidas de proteção, como evitar aglomeração, uso de máscara na área dos boxes e higienização de equipamento. O procedimento segue as normas já adotadas no Campeonato Paulista de FVee, em Interlagos.

Este ano, a competição será exclusiva para os pilotos da F/Promo Racing, que disponibiliza os carros, seja para disputar uma ou todas as etapas. A Copa ECPA será dividida em duas categorias: Elite 1, com a soma dos resultados da 1ª bateria; e Elite 2, somando aos resultados da 2ª bateria. Haverá ainda classificação para FVee Júnior (jovens de 15 a 19 anos), Máster (acima de 40 anos) e geral (onde todos pontuam).


Notícias Relacionadas »
Comentários »