03/02/2018 às 12h35min - Atualizada em 03/02/2018 às 12h35min

Planejando o ano.

https://m.sebrae.com.br/
Nesse início de ano temos que inovar, pensar diferente, pois afinal temos todo um ano para desenvolver nossa vida profissional ou pessoal.

Tivemos na incubadora de empresas de Santa Bárbara uma palestra sobre a metodologia SMART para desenvolver metas. Que consiste na definição S – Específico, M – Mensurável, A – Atingível, R – Relevante e T – Temporal, é uma ferramenta simples e muito utilizada pelo SEBRAE.

A meta deve ser eSpecífica, deixando claro qual é o objetivo que se deseja alcançar; Mensurável é onde devemos dimensionar e quantificar em maior profundidade; Atingível no sentido se é possível alcançar, não fazendo sentido estabelecer uma meta impossível, ela irá desmotivar você e toda a sua equipe; Relevante é o ponto que deve-se refletir se ela faz sentido realmente; e finalmente Temporal que é estabelecer uma data, pois aquilo que não tem data não acontece, não adianta ficar querendo sem se planejar.

Devemos manter o foco no nosso planejamento, concentrando toda energia para o objetivo do ano. No livro “Foco na Prática” do PauloVieira, ele reforça que: [...] Se seu objetivo é resgatar seu relacionamento, quantos livros você leu sobre isso? Quantos filmes você buscou que tratava disso? Selecione pelo menos três livros, ou filmes que estejam relacionados à sua meta[...] deixo a pergunta para nós mesmo: Estamos focando energia para os objetivos que pretendemos?

Usando o exemplo do SMART eu planejei ler 24 livros no ano passado, alguns voltados para negócios, outros de coach, sobre aprendizado, e também historias motivadoras. Foi algo natural, planejamos, acompanhamos, corrigimos as rotas que achamos que está fora, depois analisamos os resultados, no final quando fui checar quantos tinha lido vi que foram 25, o que deixa a meta para esse ano mais desafiadora, no mínimo 26. Claro que algumas pessoas podem dizer que não importa a quantidade, mas sim a qualidade, realmente concordo, e pergunto: quantos você vai ler esse ano? Pode ser 1, 2, 3....estabeleça a sua meta.

Participei logo no início do ano, exatamente em 06 de janeiro, de um dia todo de aula com o Flávio Augusto e Carlos Wizard Martins, e eles foram categóricos: [...] Vocês são daqueles que reclamam de tudo, do governo, da política, da corrupção, ou são de realizar, de agir, de corrigir, de planejar? Busque parcerias, tenha disciplina, tome a iniciativa de planejar a sua vida. Saia da zona de conforto [...]

Realmente temos todo o ano pela frente, para o pessimista teremos feriados, carnaval...nem vou listar todas as desculpas que possam usar, já para o otimista, temos oportunidades infinitas, basta sair para ver o que podemos fazer.

O interessante desses encontros, palestras, aulas é que não encontramos pessoas desanimadas, é possível sentir a energia positiva que é gerada por todos, para não ser somente uma palestra de otimismo a meta SMART ajuda a planejar as ações que se pretende executar.

Pense qual meta SMART você poderia planejar para 2018. Leia muito e conte conosco. Um abraço e até o próximo artigo.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste, diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br

Blog: www.EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br
Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018