01/11/2017 às 08h27min - Atualizada em 01/11/2017 às 08h27min

As finanças do empreendedor.

 O brasileiro vem empreendendo cada vez mais, no entanto, nem todos tem um plano de negócios. Por vezes acabam se perdendo e fechando o negócio nos primeiros meses ou no primeiro ano. Segundo o SEBRAE 76% das empresas não chegam a completar o terceiro ano.
 O que vejo é uma postura do empreendedor misturando as contas da empresa com a pessoal, o que chamamos de: misturando CPF com CNPJ. Existem vários livros interessantes para ampliar o conhecimento das finanças que podem ajudar nesse ponto e outros.
 O sonho do empreendedor é abrir seu negócio, pagar as contas, reinvestir no seu negócio, ganhar dinheiro para que ele possa se manter e ter uma vida saudável financeiramente.
 Quando ele não consegue essa sequência, uma boa parte do seu tempo é gasta em pensamentos não produtivos. Sua energia é então drenada com preocupações e lamentações, como quando usamos cheque especial por exemplo, e na verdade toda essa energia deveria estar focada na gestão do seu negócio, na ampliação de redes de relacionamentos com parceiros.
 Na elaboração de um plano de negócios muitas vezes é digitado um valor de pró labore, mas será que a empresa já está podendo ter essa retirada do empreendedor? Muito cuidado com os investimentos desnecessários no momento errado. Isso é que chamamos de TIME, o empreendedor deve ter uma boa noção do TIME exato para seus investimentos, quando deve acelerar ou quando deve frear.
 Tente negociar com seu fornecedor para obter o melhor preço possível em prazos menores, tomando cuidado com o estoque. Cuide da imagem da empresa, ter o nome sujo no crédito vai dificultar o relacionamento com as instituições financeiras e novos fornecedores.
 O conceito do Lean Startup trabalha muito na questão de testar, validar, de ter uma estrutura enxuta dentre outros pontos importantes para o empreendedor. Em uma palestra com Caito Maia, o fundador do Chilli Beans, ele contou que um teste para ele é usar os quiosques em um shopping para somente depois que tiver certeza que o movimento é bom poder abrir uma loja fixa, uma vez que o investimento do quiosque é bem mais baixo em relação à loja.
 Outra dica que ouvimos muito é tomar cuidado com as projeções dos planos de negócios. É comum digitar a previsão de vendas de um novo negócio com um valor muito maior do que o real, ou usar o que gostaria de vender. Para isso, é importante ter uma projeção de cenários. Imagine um cenário otimista, um conservador e outro realista, utilize esses 3 cenários e simule a projeção de resultados do seu negócio, se o negócio vender muito, quais serão os resultados financeiros? e se ele não for assim tão bom como imaginava, o que será feito?
 Invista no seu negócio para poder ter um bom padrão de vida, mas não tenha um bom padrão de vida antes de poder, isso irá prejudicar todo o planejado. Quando temos um faturamento na empresa, não significa que aquele dinheiro já pode ser utilizado pelos sócios, é necessário reinvestir na empresa, no estoque, ter um caixa.
 Identifique as fraquezas e ameaças externas, alinhe com seus pontos fortes e oportunidades que o momento proporciona. É importante desenvolver um bom plano e ação da sua empresa. Estabeleça metas e desafios para seu negócio baseados nos objetivos estratégicos, alinhe bem com os indicadores e acompanhe de perto os resultados alcançados ao longo do mês, isso de maneira diária evitando chegar no último dia do mês e ver que não alcançou o resultado que tanto necessitava.   Acompanhando diariamente é possível tomar decisões antes do final do mês, por exemplo algum investimento que iria ser feito, pode ser adiado para um outro momento.
 O SEBRAE tem vários modelos de fluxo de caixa que ajudarão os empreendedores como pessoa física e também seus negócios.
 Estamos em um momento muito oportuno para ampliarmos nossos conhecimentos, na internet encontramos muito material disponível e alguns sem custo, aproveite e vamos mudar essa estatistica de quebra das empresas.

 
Boas finanças para nós.
Até o próximo artigo.

 
Nivaldo J Silva,
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: EmpreenderEsuperar.blogspot.com.br/

 

Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018