07/09/2017 às 16h44min - Atualizada em 07/09/2017 às 16h44min

A pequena empresa, ainda cresce!

Nivaldo J Silva

As pequenas empresas não têm muitos incentivos para crescer no Brasil, a questão tributária atrapalha bastante as que estão tentando crescer no mercado, nem todas possuem a “sorte” de ter acesso ao BNDES, que oferecem linha de credito com menor taxa de juros somente para as escolhidas pelo governo, muitas vezes questionado se realmente necessita de linhas de fomentos para as empresas grandes que já possuem muitas opções de linhas de credito, situação oposta das de pequeno porte, as quais restam as linhas de crédito dos Bancos Privados com taxas abusivas.  

As pequenas empresas não têm muitos incentivos para crescer no Brasil. A questão tributária atrapalha bastante as que estão tentando crescer no mercado e, nem todas possuem a “sorte” de ter acesso ao BNDES que oferecem linha de credito com menor taxa de juros somente para as escolhidas pelo governo.

Mesmo com toda dificuldade as empresas de pequeno porte se esforçam para sobreviverem nesse cenário critico economicamente. Segundo dados do SEBRAE as micro e pequenas empresas representam cerca de 98% da economia nacional, somente em Santa Bárbara d´Oeste são 94,5% de empresas ativas desse porte. Essas empresas são responsáveis pela geração de emprego e necessitam da atenção do governo e das instituições. Elas conseguem ir na contramão do mercado e estão gerando empregos mesmo na crise.

  • Algumas ações simples podem ajudar essas empresas crescerem, de acordo com várias pesquisas alguns pontos importantes são:Tomar muito cuidado com o fluxo de caixa; não misturar conta da pessoa física com a conta da empresa;
  • Visitar feiras de negócios e congressos, para fazer seu networking;
  • Participar de entidades de classe;
  • Elaborar um plano estratégico para os próximos anos;
  • Sair mais para a rua, ou seja, visitar mais seu cliente, entender como funciona todo o processo de relacionamento com o produto ou serviço que você está oferecendo;
  • Desenvolver parcerias com os fornecedores;
  • Desenvolver parcerias com universidades ou escolas técnicas; Assim como visitar e conhecer melhor o SENAI para uma aproximação em relação ao seu negócio.
  • Criar um site da empresa. Existem opções com custo bem reduzido onde o próprio usuário cria um site básico e consegue editar todo o conteúdo.
  • Ao criar o site, é oferecido uma conta de e-mail profissional; Sempre que puder utilizar um e-mail profissional, não fique com o gmail ou outros que profissionalmente não são bem apresentáveis.
 
É importante estar aberto para rever processos e conceitos para melhorar a produtividade, sejam dicas simples ou mais complexas, nesse momento tudo vale para manter o cliente e conquistar novos.
Uma experiencia boa na cidade de Santa Bárbara d´Oeste é a Incubadora de empresas, um espaço onde os empresários recebem o apoio de várias entidades para crescerem no ambiente profissional. Vale a pena conhecer.

Estamos em uma nova era nos negócios, muita coisa mudou. A maneira de relacionamento com os clientes, com seus parceiros e toda a sociedade. As empresas de pequeno porte têm a vantagem de serem mais ágeis na adaptação desse novo mercado, onde todos estão conectados.

A evolução da informática e da internet está a favor das pequenas empresas, oferecendo muitas opções com custo baixo ou até mesmo gratuito. Veja o caso do armazenamento de dados na nuvem, onde o empreendedor pode acessar suas informações de qualquer lugar, isso é uma comodidade que facilita para agilizar seu trabalho. Claro que é necessário estudar muito sobre o que está acontecendo no seu setor, no seu mercado. Não fique de fora, faça acontecer e vamos mudar esse país. Utilize as vantagens de ser pequeno a seu favor, seja eficiente e rápido nas mudanças necessárias.
Fique atento as oportunidades que podem surgir mesmo na crise.

Um abraço e até o próximo artigo.
 
Nivaldo J Silva,
diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.CirurgicaSantaBarbara.com.br
Blog: EmpreendereSuperar.blogspot.com.br

Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018