A FIESP divulga uma análise muito boa da economia toda segunda feira, ela utiliza o relatório do Boletim Focus. O primeiro gráfico mostra as projeções do crescimento do PIB.
Podemos ver que o mercado acredita em uma retomada nesse ano e uma melhora para 2018, acredita-se que estamos em um momento de inflexão, aquele ponto onde paramos de cair e iniciaremos uma retomada de crescimento mais abaixo temos a projeção para a Taxa Selic, que mostra uma projeção de queda para esse ano, podendo ter um ritmo de 1% de queda, o que significa uma boa redução da Taxa Selic, no entanto a nossa preocupação é que ainda não estamos sentindo no mercado essa redução.
Os Bancos ainda estão aproveitando o momento de fragilidade do mercado e cobrando taxa abusivas de juros nos empréstimos e financiamentos. A nossa briga agora é com as instituições financeiras, pois, se a taxa Selic está baixando, já era para sentirmos nos bancos essa melhora dos juros.
A última tabela do boletim mostra de uma maneira bem simples as taxas de crescimento do PIB e no ano de 2017 alcançaremos um resultado de 0,8% que nos coloca no ritmo de crescimento o qual não tínhamos desde 2014 onde por questões de campanha eleitoral amargou 0,5%.