04/04/2017 às 09h00min - Atualizada em 04/04/2017 às 09h00min

Criando uma rotina salutar de exercícios físicos

Denis Modeneze
PORTAL ATUALIDADE
É fato que o exercício físico regular traz benefícios diversos ao corpo e a mente, também é verdade que este não é um dos hábitos mais fáceis de inserir no dia a dia das pessoas. Aliás, a maioria das pessoas começa e interrompe, só para começar novamente e, no fundo, não há nada de mal nisso, o importante é voltar à prática! Dicas simples irão ajudá-lo a iniciar e a manter, de vez, uma rotina salutar de exercícios físicos. 

Dificuldades
Dentre inúmeras razões para iniciar uma rotina de exercícios físicos destacamos algumas de maior incidência: 
 
  • Ansiedade: É muito comum as pessoas começarem com grandes ambições recheadas de entusiasmo, ou seja, com metas demasiadamente difíceis como: “Vou para a academia todos os dias durante uma hora!” ou “Vou correr 30 minutos todas as manhãs!”. Até dá para manter esse ritmo durante os primeiros dias, mas em pouco tempo ficará cansada e sem ânimo.
 
  • Diversidade de metas. Queremos resolver vários fatores de uma só vez. Queremos correr, levantar pesos, comer de forma saudável, eliminar doces e refrigerantes da nossa dieta. São muitos objetivos e será difícil tentar concretizar múltiplas metas ao mesmo tempo.
 
  • Desmotivação. Não é a falta de disciplina, mas sim a falta de motivação, que pode ser combatida de várias maneiras: manter um diário dos seus feitos e progresso; convidar um amigo ou familiar para se juntar ao seu novo hábito; recompensar-se com pequenos “prêmios” cada vez que atingir um objetivo; contratar um personal trainer; pensar positivo…! Inspire-se!  
 
Principais passos

Passos simples para iniciar e manter uma rotina salutar de exercício físico na sua vida.  
1.   Meta fácil, específica e mensurável.  
  • Escrever – coloque essa meta no papel e deixe-o a vista num lugar em que você estará vendo sempre.
  • Simples e fácil – não estabeleça uma meta difícil, mas antes uma que seja super, super fácil! Que tal, cinco minutos de ginástica por dia? Depois de uma semana, passe para 10 minutos; na semana seguinte “aumente a dose” para 15 minutos diários! Percebeu? Para começar, terá de ser facílimo, assim pode construir o seu hábito devagar e bem!  
  • Específico – ser específico quer dizer: o que é que vai fazer, quando, aonde, como e a que horas? Não diga apenas “vou caminhar” ou “vou treinar”. Marque uma hora e um lugar. Faça deste um compromisso!  
  • Preparo – é importante que tenha um “preparo”, um hábito que vai preceder o seu treino. Por exemplo, assistir um vídeo de motivação no Youtube (procure por fitness motivation), tomar um banho e vestir-se à caráter, meditar lembrando-se de seus objetivos, visualizar uma imagem do que quer obter, imagine os resultados em você. É muito importante escolher um “preparo” que faça diariamente!  
  •  Mensurável – significa isso mesmo, que possa ser medido! Por exemplo: correr durante 10 minutos, fazer uma caminhada de meia hora, andar de bicicleta 20 minutos ou fazer 50 abdominais. Assim, terá o controle de suas tarefas, saberá ao certo se as cumpriu ou não.    
  • Um objetivo – mantenha-se fiel a este objetivo durante pelo menos um mês… ou dois se conseguir! A idéia é não introduzir um segundo objetivo durante os primeiros 30 dias.

2.   Mantenha um diário - Este hábito é a chave do seu sucesso. A partir do momento em que começar a ter registros do seu progresso e da sua assiduidade, este será, por si só, um excelente motivador para continuar a fazer mais e melhor. Para ajudar, mantenha um registro simples e fácil: data, hora e o que fez.
 
3.   Mantenha os outros informados -  Pode fazê-lo através das redes sociais, por e-mail, por telefone ou verbalmente com a sua cara-metade, amigos, familiares, colegas, treinador ou com a turma que freqüenta as mesmas aulas que você. Não importa o meio, mas sim o processo: todos os dias faça um relatório simples, informando as outras pessoas sobre a sua sessão de exercício físico. Seus amigos serão fonte inesgotável de motivação um ótimo apoio nos dias de desmotivação.
 
4.   Uma pitada de motivação sempre que necessário - Os primeiros três passos serão, muito provavelmente, suficientes para manter o seu hábito. Porém, se faltar dois dias seguidos à sua rotina, ligue um sinal de alerta e procure uma nova fonte de motivação. Não desista, insista. Com o tempo o prazer de treinar irá superar tudo, aí você deverá se conter para não treinar demais!! 

 
Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018