23/04/2018 às 14h28min - Atualizada em 23/04/2018 às 14h28min

Do TCC para o título de campeão do mundo de Muay Thai pela MTBSA

Método desenvolvido para TCC de Educação Física leva aluno da FAM ao título mundial de Muay Thai

Imprensa - NICOM | FAM
Foto: Divulgação

Sidnei Anselmo, aluno do quarto ano do curso de Educação Física da Faculdade de Americana/FAM e atleta da equipe Imperium Thai , conquistou no mês de março o título de campeão mundial de Muay Thai pela Muay Thai abd Nua Boran Sports Association, na Thailândia, berço do esporte.

Na busca por melhorar seu desempenho nos treinamentos, em agosto do ano passado, Sidnei buscou na disciplina de Bases do Treinamento Esportivo da FAM uma forma de conseguir ajustar seu método de treino.  “Tinha dúvidas sobre meu treinamento e conversei com o professor da disciplina, Tiago Volpi, para através dos conhecimentos adquiridos em sala, eu pudesse melhorar meu rendimento e assim nasceu o tema do tcc”, disse o aluno.

O trabalho durou 8 meses e consistiu em unir o conhecimento científico adquirido da disciplina em sala de aula com os treinos para melhorar o desempenho. Com métodos de monitoramento diário dos treinamentos, o trabalho teve como objetivo conhecer com maior riqueza de detalhes o nível de saúde do atleta e também a variabilidade de frequência cardíaca, indicando os dias de maior nível de cansaço ou recuperação física. A escala de saúde estava dividida em qualidade do sono, dor muscular, nível de estresse, estado de humor e fadiga.
 


Nos dias que antecederam a competição, os dados apontaram para picos de estresse. Sidnei e equipe direcionaram os treinamentos para este estado físico e psicológico com intuito de evitar quedas do sistema imunológico.

“Essa é a teoria mais moderna para a prescrição de treinos. Você prescreve a carga de acordo com o estado do atleta evitando o overtrainning ou um excesso de treinamento”, comentou o professor da disciplina bases do treinamento esportivo da FAM, Tiago Volpi.

O professor Tiago Volpi lembra que esta será uma publicação acadêmica inédita na área. "A publicação das informações de um atleta campeão mundial de Thai com uma periodização monitorada diariamente é inédito no mundo", disse.

Mas Sidnei não conquistou o título sozinho. Ele contou com a colaboração de um amigo de sala e companheiro de trabalho de conclusão de curso, Luccas Gubany, que mesmo não entrando no ringue de combate foi o responsável por formalizar todos os dados do atleta. “Fiquei muito feliz com o resultado, e também porque pude colaborar mesmo que de longe nesta conquista importante da carreira dele”, disse Gubany.

Para o orientador do trabalho, professor Rafael Castelani,  ainda na faculdade os alunos já conquistam grandes resultados. “Interessante é que o trabalho já vem das disciplinas do curso, apenas coube a mim estruturar todo o trabalho, dar um rigor teórico e científico. Fico feliz que estejam colhendo frutos na vida acadêmica e profissional deles”, afirmou.

Para o aluno campeão mundial, este trabalho mostra o quanto a modalidade pode crescer com estudos científicos para melhorar o rendimento dos atletas. “Foi satisfatório, me senti mais profissional no que estou fazendo. Aqui no Brasil este esporte não é tão valorizado, mas com este trabalho valorizei o Muay Thai, o esporte e a mim”, disse.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »