12/04/2018 às 17h13min - Atualizada em 12/04/2018 às 17h13min

Dia Mundial da Criatividade divulga programação em Campinas

Evento que celebra a importância da criatividade acontece simultaneamente em 13 cidades

Paulo Campos
Vira Comunicação
Foto: Divulgação
Já está no site (http://www.diamundialdacriatividade.com.br/programacao) a programação do Dia Mundial da Criatividade 2018, que acontece em Campinas e mais 12 cidades do Brasil no dia 21 de abril. Serão 11 eventos sobre criatividade, cultura maker, comportamento, empreendedorismo e inovação em Campinas.  Toda a agenda gratuita acontecerá no Espaço Sete Criativo (Avenida José dos Santos Marques, 28). Para participar é necessário inscrição pelo site. Para a cerimônia de abertura está confirmada a presença do Secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco.
 
Nomes como Fernanda Cerávolo, diretora do YouTube Brasil,  Bianca Sollero, do Keep Learning School e o trompetista Rubinho Antunes, que já tocou com grandes nomes da música como Lenine, Milton Nascimento estão garantidos na programação. Participam ainda da data, São Paulo, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Teresina, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Vitória, Caruaru e Recife. A expectativa de público em todo país é de 10 mil pessoas.
 

O DMC entrou para o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de 50 países. “O mote é apresentar a importância da criatividade e da inovação não apenas para os setores criativos, mas para garantir a inspiração, o fomento e a conexão entre pessoas, empresas, ONGs e setor público como meio de acelerar a criação de soluções e garantir o desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que a criatividade é inerente ao ser humano e matéria-prima para resolver os mais complexos problemas que enfrentamos”, explica Lucas Foster, líder e coordenador do DMC, que começou a ser organizado no Brasil desde 2014.
 
A partir deste ano, a IdeaFixa, uma das maiores comunidades criativas da América Latina, se une a ProjectHub para formar a comissão organizadora oficial do Dia Mundial da Criatividade no Brasil que, até 2016, era comemorado seguindo a mesma data do calendário de Portugal. “Vai ser incrível ver as pessoas compartilhando suas iniciativas pelo Brasil usando uma mesma identidade #dmc2018 ou com sua própria cidade, como por exemplo, #dmcsaopaulo para mostrar a importância e a dimensão e o valor da criatividade para o povo brasileiro." Para Janara Lopes, fundadora da IdeaFixa, “Inserir o Dia da Criatividade no calendário mundial é celebrar a maior ferramenta  humana de resistência”.
 

ONU e especialistas destacam importância da criatividade



Assim como a ideia é facilitar novos caminhos que tenham a criatividade como real diferencial, cada cidade terá um logo próprio desenvolvido pelo designer Júlio Mariutti. A identidade visual foi criada a partir das coordenadas cartográficas. “O novo logo mostra um mundo de forma não estática, mas sim diferente, com culturas e olhares. Trata-se de um logo mutável, assim como a criatividade”.
 
PROGRAMAÇÃO  - 21/04/2018 - CAMPINAS

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA
  • Música ao Vivo na Praça - William Alberti - 30 vagas
  • Música ao Vivo na Praça - Lucas Bohn - 30 vagas
 
TALK
  • Criatividade na rotina de trabalho - Vanessa Almada Greco - 50 vagas
  • Criatividade e improvisação - Rubinho Antunes - 50 vagas
  • Criatividade com propósito - Luiz Serafim - 50 vagas
  • Como ser criativo, ousar e manter a vida divertida e cheia de poder - Fernanda Cerávolo (Participação por vídeo) - 50 vagas
  • Neurociência e criatividade - Carolina Fullen - 50 vagas
 
DINÂMICA
  • Imaginação e curiosidade - Bianca Sollero - 20 vagas
  • O teatro como ferramenta para a criatividade - Daniel Dalberto - 20 vagas
  • Coragem e paixão - Bianca Sollero - 20 vagas
  • Criação além do ego - A realização criativa e o propósito de criar - Patrícia Napolitano - 30 vagas
 
* A programação completa e detalhada pode ser vista no site (http://www.diamundialdacriatividade.com.br/programacao), mas será sempre atualizada na medida que mais eventos forem sendo fechados ou modificados.
 
SERVIÇO

O que? Dia Mundial da Criatividade
Onde? Espaço Sete Criativo - Av. José dos Santos Marques, 28 - Pq das Quaresmeiras, Campinas
Quando? 21 de Abril - Das 8h às 16h30
Mais informações: http://www.diamundialdacriatividade.com.br/programacao
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »