17/11/2017 às 10h31min - Atualizada em 17/11/2017 às 10h31min

Câmara de Americana aprova Segunda sem Carne nas creches e escolas municipais

Cristiane Caldeira
Redação
Foto: Divulgação
A Câmara de Americana aprovou ontem quinta-feira (16), em primeira discussão, projeto de lei do vereador Guilherme Tiosso (PRP), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Segunda Sem Carne nas escolas e creches municipais.

Aprovado por 14 votos favoráveis en quatro contrários, o projeto consiste na substituição de proteína de origem animal por outros alimentos nas refeições oferecidas às segundas-feiras na rede pública. De acordo com o autor, o objetivo do programa é conscientizar sobre os malefícios do consumo excessivo de carne e estimular a substituição por alimentos alternativos, sem prejuízos nutricionais.

“O conhecimento que o projeto traz aos mais novos quanto às alternativas que temos à carne é de suma importância”, argumentou. Existente em 35 países, a Segunda sem Carne foi implementada no Brasil pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

A campanha se propõe a conscientizar sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre  os animais, a sociedade, a saúde humana e  o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.

O projeto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão e sancionado pelo prefeito Omar Najar (PMDB) para se tornar lei. Mesmo assim, como é autorizativo, depende de iniciativa exclusiva do Poder Executivo para ser implementada.

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Os vereadores também aprovaram na sessão de hoje, por unanimidade, em primeira discussão, projeto do vereador Thiago Brochi (PSDB) que institui o programa Americana Consciente. De acordo com a propositura, o programa visa o enfrentamento coletivo do consumo de álcool por crianças, adolescentes e adultos, com o intuito de diminuir os problemas nas esferas social e da saúde.

O projeto visa promover a realização de campanhas, bem como projetos culturais e educativos nas escolas e na comunidade, junto com profissionais da área, cuja finalidade é desenvolver a conscientização aos danos causados à saúde e à vida, bem como expor as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de bebidas alcoólicas.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »